terça-feira, 2 de junho de 2015

História militar do Brasil - Gustavo Barroso

                Gustavo Barroso continua imortal!

                Mesmo após anos de perseguição e inúmeras tentativas de coloca lo no esquecimento, é impossível desvincular o integralista Gustavo Barroso da cultura brasileira.
                Edição de relançamento  pela livraria da Camara dos Deputados.
                Este livro é dividido em duas partes, compondo um panorama sucinto, mas substancioso da vida militar brasileira. Na primeira seção, o autor descreve as transformações sofridas pelas vestimentas militares, a história da organização do exército e seu armamento. O período abrange desde o Brasil Colônia até o princípio do século XX. Na segunda parte, Gustavo Barroso expõe a saga dos grandes conflitos em que o Brasil esteve presente como a guerra contra Artigas, a Cisplatina e, principalmente, a guerra do Paraguai. O volume ainda é composto por variada iconografia que inclui 50 gravuras e mapas.
Gustavo Dodt Barroso (Fortaleza, 1888 - Rio de Janeiro, 1959) ocupou diversos cargos públicos como, entre outros, diretor do Museu Histórico Nacional. Atuou como jornalista, foi eleito deputado pelo Ceará e representou o Brasil em várias missões diplomáticas na antiga Liga das Nações e na Exposição Comemorativa dos Centenários de Portugal.
                Membro da Academia Brasileira de Letras, foi presidente da ABL nos biênios 1932-33, 1949-50. Suas obras incluem a contística, o folclore, o ensaísmo, o romance e a História do Brasil. Publicou cento e vinte e oito livros, entre eles, podemos citar Osório, o centauro dos pampas (1932), Portugal – Semente de impérios (1943) e Caxias (1945). Além de sua larga bibliografia, sua produção abrange artigos, contos e ensaios dispersos por várias publicações. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário