sábado, 6 de junho de 2015
General de Exército Leônidas Pires Gonçalves morre no Rio
O Exército Brasileiro lamenta informar o falecimento, no dia de hoje, 4 de junho de 2015, do General de Exército Leônidas Pires Gonçalves, antigo Ministro do Exército, no período de 1985 a 1990.
Natural de Cruz Alta, o General Leônidas formou-se na Escola Militar do Realengo, em 1942, exercendo inúmeras funções de destaque ao longo de sua carreira, como integrante da Arma de Artilharia.
Sua primeira Unidade foi o 6° GMAC, na cidade de Rio Grande-RS, onde integrou o contingente de cerca de 2 mil homens que guarneceu o litoral sul do Brasil, durante a Segunda Guerra.
No posto de Major, por ter sido primeiro colocado de sua turma na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), foi condecorado com a Medalha Marechal Hermes de prata dourada com uma coroa.
Como Coronel, comandou o 2º Regimento de Obuses - Regimento Deodoro, em Itu-SP.
Nos anos de 1974 a 1977, já no posto de general, foi Chefe do Estado-Maior do I Exército, no Rio de Janeiro, e, posteriormente, Comandante Militar da Amazônia.
Em 1983, exerceu o Comando do III Exército, em Porto Alegre.
Em 1985, o Presidente Tancredo Neves designou o General Leônidas para ser o Ministro de Estado do Exército. Durante os cinco anos à frente do ministério, desenvolveu projetos como a FT-90 (Força Terrestre 1990) e a implantação da Aviação, marcos importantes da evolução.
O General de Exército Leônidas estava com noventa e quatro anos de idade e deixou esposa, 2 filhos, 4 netos e 7 bisnetos.
As homenagens póstumas serão realizadas no dia 6 de junho, próximo sábado, no Palácio Duque de Caxias, das 8:30h às 11:30h, e a cremação será a partir das 13h, no Crematório São Francisco Xavier, no bairro do Caju, Rio de Janeiro - RJ.
Gen Bda OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército
“FEB 70 ANOS – EM DEFESA DOS IDEAIS DE LIBERDADE E DEMOCRACIA”
Fonte: www.eb.mil.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário